quinta-feira, 8 de junho de 2017

Hoje eu sinto dor


Aprendizes do Ateliê de Dança Contemporânea da
Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes - 2016.
Performance concebida a partir da apreciação
crítica e estética das obras de Pablo Picasso.
Desabafo de uma arte educadora. "Passo o dia criando... Experiências, cenas, possibilidades... Estudo músicas, sonho com aprendizes, com coreografias e assim vou vivendo e sonhando um mundo melhor. Vou me transformando em cada encontro, e me sinto grata por isso. Mas... tem instantes em que eu me pergunto, o que fazer, como fazer, por que fazer... Em muitos momentos peço ajuda ao plano Divino para que me orientem... O que as vezes acontece e me sinto um gigante... Mas, também acontece de me sentir incapaz... De não saber o que fazer... De não saber como ajudar... E de perder a força diante da realidade que se apresenta... A ponta de um iceberg parece bonito, quando não vemos o que está por debaixo das águas... Preciso fazer mais!

E fico aqui pensando como mudar um sistema que dissocia a arte da educação, como transformar um sistema educacional letárgico, como fazê-los (me refiro ao sistema) compreender que estar envolvido em um processo artístico pode trazer um bem estar físico e emocional ao indivíduo.... Como dizer que os Programas de ARTE EDUCAÇÃO são necessários, urgentes e potentes para termos indivíduos íntegros, conectados consigo, com o outro e com o todo...


Como transformar esta fala, aparentemente romântica em dados reais da transformação e do impacto que a arte tem na vida do indivíduo. Se alguém souber, se alguém quiser pensar sobre isso, se alguém tiver algum depoimento por favor compartilhe comigo... Hoje acordei perdida, sem saber o que fazer, me sentindo incapaz... Mas com um desejo imenso de fazer algo para que a arte atravesse a humanidade com a sua força avassaladora... Afim de termos, indivíduos inquietos, curiosos, críticos, criativos, sensíveis, e tantos outros adjetivos... Por que ver a vida de um jovem se findando pelas mãos da ROTA dói, por que ver indivíduos perdendo sua dignidade dói, por que ver crianças em estado de depressão dói... Hoje eu sinto dor!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário